A parceria realizada entre o CAPES e PUC/SP resultou em um projeto de iniciação à Docência, denominado: “PIBID-PUC/SP: Processos de formação inicial de professores em contextos colaborativos: docência e práticas educativas desenvolvidas em escolas públicas do Estado de São Paulo”. (Plano de Trabalho- PIBID, Coordenação Institucional PUCSP/PIBID).
Este projeto envolve alunos dos cursos de licenciatura plena da PUC/SP e as escolas públicas, que aceitaram fazer parte dessa parceria. Seu objetivo principal é desenvolver a iniciação à docência, enfatizando a formação para o trabalho (magistério) no sistema público de educação básica. Para tal acontecimento os alunos-bolsistas terão que integrar-se na escola pública para qual foi designado, está será uma de suas tarefas. E assim conhecerão o cotidiano da escola pública e também terão a oportunidade de vivenciar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter interdisciplinar. Em contra partida, o trabalho integrado com a escola e a presença dos licenciados procuram contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica.
Esta primeira etapa, visa que nós, alunos-bolsistas, conheçam a Unidade Escolar que estamos integrando, fazendo descrições e analises de sua realidade, não apenas de suas características sócio-político-econômicas e culturais, mas sim de sua comunidade escolar. Só ocorreu por meio de levantamentos e observações criticas, que nos deu um aprofundamento da analise de dados de avaliações de sistemas e isso irá nos auxiliará para futuras ações educativas.