A escola e seu Bairro

terça-feira, 22 de março de 2011

Muitos confundem a localização da Escola Caetano de Campos já que a mesma possui três unidade de mesmo nome. A trabalhada neste blog será a unidade da aclimação no seguinte endereço:

Rua Pires da Motta, 99- Aclimação- São Paulo- SP

A partir dela iniciamos o projeto PIBID, o qual encontra-se em segunda etapa.

Vimos no artigo anterior um pouco da história do fundador da escola,onde sua história vem em conjunto com a Escola Normal de São Paulo, pioneira no Ensino do Estado. Antes de adentrarmos na escola passamos um pouco por sua região.

Com uma população em cerca de 52.112 pessoas (dados de 1991), localizado ao sul do Estado de São Paulo, a história do bairro da aclimação está diretamente ligada ao Parque da Aclimação ou Jd. Aclimação.

Na data de 1982, o médico francês Carlos José Botelho adquiriu uma grande extensão de terras cobertas de áreas verdes, este era o sítio Tapanhoim, o qual mais tarde transforma-se em bairro e onde se criou o primeiro zoológico paulista, a diversão da cidade com a atração dos três ursos pardos.

Por volta de 1900, havia somente as ruas como a Rua Vergueiro, Lins de Vasconcelos e em 1905, a Rua Pires da Mota, e
ndereço da Escola.

Por volta de 1930 a família Botelho inicia o loteamento da área, começando o povoamento e em 1970 com a verticalização imobiliária, assim como o aumento gradativo da população e o comércio, o que hoje vemos é a diminuição do tamanho do parque. Para impedir depredação do parque em 1980, a associação de moradores em conjunto com entidades ecológicas mobiliza-se para o tombamento do parque.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...